Bahia

Lula diz em Valente que é preciso unir forças p/ superar adversidades

O ex-presidente Lula esteve em Valente com a mesma conversa de sempre
Calila , Valente | 28/11/2015 às 11:55
Lula homenageado por petistas em Valente
Foto: Raimundo Mascarenhas
Promovido pela Rede Nacional de Colegiados Territoriais (RNTC) e pela Coordenação Estadual de Territórios de Identidade da Bahia (CET), o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), acompanhando do governador Rui Costa (PT), participou nesta sexta-feira (27), no Clube da APAEB, do ato “Territórios em Movimento”, uma articulação e gestão para o desenvolvimento sustentável. Previsto para iniciar ás 10h, Lula só chegou a Valente às 11h45, mesmo assim encontrou uma grande multidão eufórica que ao ser convidado para o palco ouviu centenas de vozes entoadas ao refrão: “olê, olê, olê, olá, Lula lá Lula lá”, que marcou todas campanhas presidenciais.

Multidão na frente do palanque não perdeu a oportunidade de registar tudo pelo celular. Foto: Raimundo Mascarenhas
Durante duas horas foram discutidas estratégias do desenvolvimento territorial no Brasil, a necessidade de amplo envolvimento dos diversos movimentos sociais, organizações e colegiados territoriais. O evento também reuniu diversas lideranças municipais, intermunicipais e estaduais. 

Deputados federais Valmir Assunção, Afonso Florence e Moema Gramacho (PT); estaduais Joseildo Ramos, Gika Lopes, Fátima Nunes, Neusa Cadore, Rosemberg Pinto, Bira Coroa, todos do partido dos Trabalhadores e Alex da Piatã (PMDB) e Roberto Carlos (PDT). Pelo menos 20 prefeitos dos territórios do Sisal e Bacia do Jacuípe, lideranças sindicais e associativistas, ocuparam os espaços reservados ao lado do palanque.

O ex-presidente Lula começou o discurso lembrando a sua passagem pelo município em 1993 e na ocasião, conforme citou Ismael Ferreira, ele viu muita gente mutilada no motor de sisal  e esta realidade mudou e “até o momento não vi nenhum mutilado”, disse. Falou que está muito satisfeito com os territórios e seus resultados, “mas nós temos que mostrar isso todos os dias para convencer as outras pessoas”, falou o presidente de honra do PT.

Quadra da APAEB tolamente ocupada por admiradores do ex-presidente. Foto: Raimundo Mascarenhas
Lula recordou que, em 2008, início da crise internacional, os mais pobres seguiram movimentando a economia mais que os ricos brasileiros. “Por isso digo a Dilma: não ouça só quem te procura para reclamar. Temos de ouvir quem trabalha”, contou. É importante, disse o ex-presidente, juntar forças para superar as dificuldades. “Imaginem a pressão que está posta sobre a Dilma. Quando está tudo bem, tudo é maravilhoso. Nosso país precisa agora de união”. Criticou a escolha da imprensa por noticiar apenas as coisas ruins: “apesar das manchetes negativas, este país trabalha”. “Quem é invisível para a mídia produz 70% dos alimentos do Brasil”, afirmou.

Ao finalizar, falou que voltava para casa, depois de oito horas de viagem, sendo duas horas de carro e duas de avião, portanto oito horas de ida e volta mais satisfeito e pediu apoio para Dilma Rousseff, pois ela está passando por um difícil e que cada um se colocasse no lugar dela. “Não é só o Brasil que passa por crise, a China passa, Japão passa, Russia passa, Estados Unidos passa, e nós vamos superar e o Brasil vai voltar a crescer”, falou com otimismo.