Bahia

MONTE SANTO: PM intercepta bandidos antes de assalto a banco

vide
SSP , Salvador | 27/03/2015 às 09:35
Adelmo de Souza Reis e Melquiades Quinto de Jesus foram presos
Foto: Jorge Cordeiro
Ações criminosas, que seriam realizadas em quatro agências bancárias no interior do estado, foram evitadas graças à rápida ação de integrantes da 3ª Companhia Destacada de Polícia Militar (Monte Santo), que conseguiram desarticular o esquema de uma quadrilha especializada em ataques a caixas eletrônicos, que planejava uma série de roubos na madrugada da última quarta-feira (25).

Uma ronda, durante a madrugada no município de Monte Santo, resultou na prisão de Adelmo de Souza Reis e Melquíades Quinto de Jesus e na apreensão de parte das armas que seriam utilizadas nas investidas criminosas em municípios vizinhos. O balanço da abordagem policial foi apresentado, na tarde desta quinta-feira (26), no auditório da Secretaria da Segurança Pública, Centro Administrativo da Bahia.

Segundo o comandante da 3ª Companhia Destacada de Polícia Militar (Monte Santo), tenente José Adélson Danda, Adelmo e Melquíades estavam prestes a entrar num veículo na Rua Nova, quando foram abordados por volta das 2 horas. “Como estavam naquele horário, num local mal iluminado e portando mochilas, a guarnição desconfiou da dupla e resolveu abordá-la”, explicou o tenente José Adélson, ao ressaltar que os bandidos entraram em contradição quando ouvidos pelos policiais.

Na delegacia local, Adelmo e Melquíades confessaram que receberiam R$ 3 mil de traficantes de Feira de Santana para levar armas até uma casa em Monte Santo e que, ainda segundo eles, seriam empregadas naquela madrugada para ataques a caixas eletrônicos em municípios próximos.

Ao se dirigirem para o imóvel, a fim de constatarem as informações, os policiais foram recebidos a tiros por dois homens, que tentavam deixar o local num Corolla, de placa HJX-1920. Durante o confronto, eles conseguiram fugir a pé, abandonando o veículo com dois revolveres (um calibre 357 e outro 38), uma espingarda 12, uma pistola 9 milímetros, uma carabina .45 e munições de diversos calibres.

A polícia acredita que, antes da chegada das guarnições, mais pessoas deixaram a casa, onde foram encontrados um quilo de emulsão para dinamite, três pés de cabra usados para forçar a abertura de caixas eletrônicos e certa quantidade de droga. Abandonado pelos bandidos, o veículo possuía restrição de roubo, na cidade de Feira de Santana.

“O imóvel já era acompanhado em apurações por conta de assaltos e arrastões em cidades vizinhas”, esclareceu o delegado Elízio Ramos, titular de Monte Santo, ao lembrar que, numa das ações criminosas, um investigador acabou atingido numa troca de tiros.

Com passagens pela polícia por outros crimes, Adelmo e Melquíades também confessaram participação em ataques a caixas eletrônicos em Salvador, no bairro de Stella Maris, em Lauro de Freitas e em São Gonçalo dos Campos.