Bahia

850 mil alunos voltam às aulas na Bahia depois de longas férias

vide
Secom , Bahia | 05/03/2015 às 11:15
Mais de 850 mil estudantes da rede estadual voltam às aulas na próxima segunda-feira (9/3) em toda a Bahia. Para marcar este momento, a Secretaria da Educação do Estado realiza, na segunda, a partir das 8h30, o Programa de Abertura do Ano Letivo de 2015, no auditório do Centro Educacional Carneiro Ribeiro – Escola Parque, localizado no bairro da Caixa D´Água, em Salvador. O evento vai contar com a presença do governador, Rui Costa, do secretário da Educação, Osvaldo Barreto, e será transmitido, ao vivo, pela TVE e pelo Portal da Educação (www.educacao.ba.gov.br/educacaopramim)

Neste ano, o destaque será o Pacto pela Educação na Bahia, programa proposto pelo governador que deverá ser lançado no final deste mês. A iniciativa envolve os profissionais da educação, estudantes, familiares, sociedade civil, universidades, empresas e o poder público em prol da melhoria da educação pública no Estado. O Programa de Abertura será comandado pelo ator e comediante, Luís Miranda.


De acordo com a coordenadora de Projetos Intersetoriais da Secretaria da Educação, Nide Nobre, a programação do evento foi pensada de forma a refletir as ações que vêm sendo desenvolvidas para os estudantes no ensino público, com foco no fortalecimento e consolidação do Pacto pela Educação na Bahia. “O Programa de Abertura visa dar as boas-vindas aos atores envolvidos nos movimentos de construção de uma educação de qualidade, além de mostrar a tônica da educação, tendo a juventude estudantil como principal protagonista das experiências criativas, para a valorização dos processos formativos educativos e culturais na Bahia”, ressaltou.


Durante a solenidade, serão evidenciados, ainda, o pioneirismo baiano com as experiências criativas estudantis que revelam os traços da diversidade de saberes (científicos, históricos, esportivos, artísticos e culturais) e a valorização das manifestações culturais no estado, destacando os 30 anos de construção da democracia e da liberdade, os 30 anos do Axé Music e a comemoração dos 70 anos do Rock de Raul Seixas.

Estudantes de diversos projetos científicos, artísticos, esportivos e culturais, que se destacaram no ano de 2014 no 3º Encontro Estudantil Todos pela Escola, serão os protagonistas do Programa de Abertura do Ano Letivo deste ano. Além de estudantes, o programa conta com as presenças de professores, coordenadores, diretores da rede estadual de ensino e sociedade civil.


Programação do Programa de Abertura Ano Letivo – 2015: 

8h30 – 10h

Clip de Abertura – Saber de transformar – do estudante Josenildo Almeida Oliveira Jr, MC Feijão, do Colégio Estadual Dr. Luiz Rogério de Souza.
Exposição “cenas, cenários e musicalidade” – 30 obras de artes visuais estudantis.

Abertura oficial – Hino ao 2 de Julho.

Mensagem do governador da Bahia Rui Costa.
Mensagem do Secretário da Educação, Osvaldo Barreto.
Apresentações científicas, artísticas, esportivas e culturais, além de bate-papo com estudantes.