SALVADOR 465 ANOS: Precisamos avançar e muito

EUVALDO JORGEE
26/03/2014 às 19:11
É tempo de comemorar. Salvador completa 465 anos no próximo dia 29 de março e começa a traçar um futuro que realmente lhe dê o reconhecimento, não apenas o título, de primeira capital do país. Nossa cidade é admirada mundialmente pela sua beleza natural e conjuntos arquitetônicos mas, nós que aqui moramos, sabemos o quanto ainda precisamos avançar.

Por isso, há anos estou na vida pública com o objetivo de contribuir para que isso aconteça e hoje como vereador eleito pelo povo e presidente da Comissão de Trânsito, Transportes e Serviços Municipais, quero enveredar meu comentário para o tema, retomando a minha afirmação de que é tempo de comemorar.

A questão do trânsito de Salvador sempre foi uma problemática considerando-se a rápida expansão demográfica da cidade e o crescimento vertiginoso de sua frota de veículos - mais de 760 mil. Por isso eram necessárias medidas urgentes para assegurar mobilidade aos cidadãos.

Estou convencido de que esse gigantesco desafio será enfrentado mediante a melhora significativa do nosso sistema de transporte público, tarifa adequada, implantação de novos modais e integração dos mesmos, modernização das estações de Transbordo e construção de outras novas, além da execução de obras estruturantes.

Muitas dessas medidas já saíram do papel para mudar essa realidade. Temos ainda um conjunto de obras que possibilitarão melhor fluidez do tráfego, reduzindo consideravelmente os quilômetros de congestionamentos formados diariamente e que penalizam a população.
Cito como um grande avanço para a mobilidade urbana a construção da Via Expressa Baía de Todos os Santos, que desafogou o tráfego de veículos na região da Rótula do Abacaxi, Cabula e das Avenidas Bonocô e San Martin. Também relevantes e em andamento, a construção do complexo de viadutos do Imbuí-Narandiba e a duplicação da Avenida Pinto de Aguiar, ligando a orla à Avenida Luís Viana Filho (Paralela), além das anunciadas ligação Paralela-Stiep (estrada do Curralinho), a Linha Viva, que ligará o Acesso Norte à região do CIA-Aeroporto, a duplicação da Avenida San Martin, a construção do corredor de ônibus BRT que deve ficar pronta em 2016 permitindo a realização do percurso Iguatemi – Lapa em 16 minutos, e criação dos corredores transversais que vão ligar a Suburbana e a BR-324 à Orla Atlântica, com um prazo de três anos de execução.

Esses são alguns exemplos dos investimentos para a cidade que são mais do que necessários e o poder público mostra que está atento as necessidades de se investir em alternativas que garantam o direito de ir e vir dos cidadãos de forma segura, sustentável e confortável. Essas medidas não só irão promover avanços significativos para a nossa cidade, como também melhorarão a qualidade de vida da população que tem ido as ruas reivindicar serviços de qualidade no âmbito do transporte público, educação e saúde, dentre outros setores. Estamos no caminho certo. Parabéns, Salvador!