SALVADOR continua sem calendário eventos anual e CARNAVAL é salvação

Tasso Franco
16/08/2013 às 10:11
1. Estamos chegando na temporada primavera-verão e, até agora, a Prefeitura de Salvador não anunciou o esperado calendário anual de eventos de cultura e lazer para a cidade conforme prometido pelo prefeito ACM Neto. Pelo visto, vai-se repetir o que já vinha acontecendo há anos, restringindo-se essa temporada ao chamado "ciclo de festas populares do verão" que culmina com o Carnaval. 

   2. A rigor, diriamos assim, Salvador se move pra valer com apenas um evento com alguma repercussão internacional que é o Carnaval. Fora disso, acontece a temporada do verão pré-Carnaval embalada pelos eventos da iniciativa privada e momentos episódicos patrocinados com o apoio do governo do Estado, como a Stock Car, a presença do Cirque le Soleil, o São João do Pelô e a Copa das Confederações, este último sazonal.

   3. Salvador está fora do mercado cultural nacional há muitos anos e recebemos acá alguma sobra e espetáculos no TCA com temporadas relâmpagos, quase sempre com espetáculos em 1 no máximo 2 dias. Festivais? Nada. Expos importantes? Zero. Shows internacional? - zero. A Jornada Internacional de Cinema vive com a cuia na mão faz é tempo. Literatura? Não há. 

  4. Nos governos Imbassahy, a cidade ainda tentou organizar alguns eventos intermediários ao Carnaval: o aniversário da cidade, a Semana Santa no Dique do Tororó, o São João, 2 de Julho com midia nacional, a Trezena de Santo Antonio, as festas pré-Natalinas na Praça de Sé com apresentações do Coral da Cidade, mas, tudo isso, João Henrique detonou com seu espírito predatório e a Fundação Gregório de Mattos virou cinzas.

  5. Com ACM Neto havia uma esperança e o secretário da pasta chegou todo assanhado, falando muito, mas, silenciou. Nada aconteceu. Pense-se, agora, em 2014, pois, 2013 já passou.  A Saltur, recentemente, em matéria no Correio, falou em "repensar e organizar os festejos populares de Salvador e retornar as características originais dos eventos". Bobagem pura. Esse negócio de "repensar" é coisa de burocrata que não tem o que fazer.

   6. Repensar o que? Vai voltar aguadeiros no Bonfim como era no original? Não existe mais, acabou. As carroças estão proibidas e os caretas carnavalescos idem. Os tempos são outros. A cidade mudou e parece que esse pessoal não acompanha o que se passa no mundo. Diz-se que o Carnaval está em debate. Só pode ser piada. Todo ano é essa mesma conversa e acontece o Carnaval de acordo com que os empresários decidem.

   7. Todo mundo é emprsário no Carnaval, dos afros, aos trios. Mude João Jorge do Olodum. Faça uma eleição direta no Ilê. Não existe. A vida como ela é. Os camarotes estão aí e já têm uma associação. O que a Prefeitura no plano cultural deve fazer é evitar que saia o bloco da Skol, o bloco da Brahama, o camarote da Itaipava. Senão, a festa perde seu enredo cultural.

   9. É isso: vamos ver se ACM Neto acorda e consegue organizar esse calendário em 2014. Sendo ano da Copa do Mundo até ajuda.