ESPIONAGEM muda conceito e vira Big Brother mundial, aqui e na China

Tasso Franco
15/07/2013 às 12:45
1. Muitos brasis estão interessados e curiosos em saber quais os temas ou itens que os Estados Unidos espionam no Brasil, até para que se possa ter uma ideia dos reais interesses dos tentáculos do Tio Sam. Na área militar, certamente não parece ser o caso. Desde o governo Fernando Collor que foi sepultado na Amazônia o programa nuclear brasileiro de produzir uma bomba atômica, de dominar essa tecnologia.

   2. Que se exalte a soberania nacional tudo bem porque faz parte da cartilha politica das autoridades e que se cobre via Mercosul, como aconteceu no encontro de dirigentes da AL em Montevideu, também faz parte desse show. Agora, na real, que segredos o Brasil guarda a sete chaves, nos campos militar, político e econômico tripé clássico das espionagens mundias, desde Mata Hari a Ahmadinejad e seu programa nuclear iraniano, que teria sido invadido por um poderoso virus, segundo o jornal francês Libération, 29 de setembro de 2010.

   3. Nada parece assustador porque, ao que se sabe, o Brasil não desenvolve em nenhum desses campos do tripé da espionagem qualquer projeto "ameaçador" ao mundo ou conspiratório na América Latina, liderando uma coalização de insurretos bolivarianos e outros, muito menos no campo econômico cuja política tropeça a cada dia e está de tal forma atrelada ao dólar, que tudo nesse campo se conhece e se sabe, de cor e salteado.

   4. No campo tecnológico, pior ainda. Não temos uma banda larga de qualidade imaginem o resto. Somos eternos copiadores e compradores de tecnologias estrangeiras, desde a fabricação de veículos a smartphones. E, até nisso estamos atrasados se compararmos os veículos que se fabricam no Brasil e os modelos asiáticos e europeus vendidos no mercado livre internacional. 

   5. Desde que Tim Bernes-Lee inventou a internet a privacidade deixou de existir no mundo contemporâneo civilizado. Esse sistema de relacionamento digital aberto é irreversível, sem fronteiras, e ninguém vai mais conseguir desfazê-lo. Salvo se o camarada morar numa aldeia controlada pelos talibãs, agrupamento da Idade Média que, até hoje, proibe aulas de educação às mulheres.

   6. E-mails decodificados, conversas assistidas aqui e na China, grampeamento de telefones, invasões de portais, etc, etc, passaram a integrar uma rotina. Outro dia o google view mostrou um camarada fazendo xixi na Avenida Contorno, em Salvador; e uma chinesa praticando ousadia, em Twain. Londres tem um sistema de monitoramento de cidadãos nas ruas que data da década de 1980 e Salvador já implantou em alguns de suas via. Em Vilas do Atlântico, balneário de Lauro de Freitas, RMS, várias ruas tem avisos públicos: "Está rua está monitorada por câmeras 24 horas".

   7. Quando se fala num iPhone alguém que não está em contato com você poderá saber onde se encontra, em que lingua fala e assim por diante. Você pode monitorar sua familia, a saída dos seus filhos às noites, etc, via iPhone. Neste final de semana, o veiculo de uma senhora foi tomado de assalto na Ladeira do Jardim Apipema e os bandidos, armados, em seguida, assaltaram um pizzaria no Parque São Paulo, Chame-Chame. Resultado: levaram um celular com GPs de um dos cliente e foi através desse aparelho, o localizador, que a PM conseguir prender os bandidos e recuper o carro.

   8. Estamos, pois, vivendo num novo momento de pensar e agir diferenciados com Google, Firefox, Linkeden, Microsoft, Hotmail e satélites de toda natureza no espaço, o de maior alcance, com o Hublle 3 D que nos revelou, recentemente, uma galáxia muito distante do Sistema Solar, e o satélite Europa, uma estrela de dimensões gigantescas, maior do que o sol.

   9. Presencia-se a era pós industrial com alta tecnologia à nossa disposição ainda que alguém possa entender que Buenos Aires é a capital do Brasil e Salvador a terra mais charmosa do país. O Brasil ainda está na infância cibernética daí que, isso sim, precismos é construir a nossa própria força, os nossos programas e acabar com esse subdesenvolvimento, se igualando a Venezuela e Cuba. Isso, nem o Paraguai, deseja mais.
                                                              
   10. A espionagem, hoje, é do cidadão comum e ninguém escapa dela. A não ser que você se isole do mundo e vá morar no Vale do Pati, na Chapada Diamantina, bebendo água de rios e comendo orgânicos.