VAI VOTAR NULO?

Hendrick Aquino
26/10/2012 às 19:04

Ok, eu respeito a sua opinião. Mas vote sabendo que os demais escolherão o prefeito da sua cidade. Ela não ficará sem prefeito, tenha certeza. Você pode até não participar da escolha do nome, mas os que participarem definirão por você.

A questão é que nós, a sociedade civil, nos acostumamos a só discutir política em ano ou na véspera das eleições. Mesmo assim, discutimos superficialmente. Política deve ser feita e discutida todo dia. Em casa, no trabalho, na faculdade, na escola e na rua. E mais, não devemos reduzir a importância da política associando-a apenas com as questões partidárias. Política é cidadania. Política são os direitos e deveres. São as questões de interesse do coletivo. Vivemos em sociedade ou não?
O nosso hábito de deixar para última hora põe em risco o nosso futuro. Então, estamos mais uma vez, na "boca" da eleição, onde só existem duas opções e nos lamentamos, repetindo que todos são iguais.

E tudo o que passou? Onde estávamos?

Onde estávamos quando o condomínio se reunia no playground e uns poucos condôminos decidiam sobre as famosas taxas extra?

Onde estávamos quando o Grêmio Estudantil, o Diretório Acadêmico e o Diretório Central de Estudantes se articulavam sobre as mensalidades, a melhoria da qualidade de ensino, os direito e deveres dos colegas?

E quando nossos vizinhos convidavam para as reuniões na Associação de Moradores para tratar sobre a segurança, o transporte, a pavimentação e outros assuntos de interesse do bairro?

Isto tudo e muito mais também é política. Não é a toa que uma grande maioria dos que hoje são prefeitos, governadores, deputados, etc - nossos representantes - surgiram destes movimentos. A "coisa" é construída com a participação dos que se interessam. Cada participante contribui e assume compromissos. Articulações são feitas em defesa do que é proposto. Muitas ideias são deixadas de lado e outras seguem adiante.

Os ausentes nunca têm razão”, disse Philippe Destouches, ator francês (1680-1754).

Viver em sociedade é participar da política, de uma forma ou de outra.

A política é um jogo bem interessante. Nela, até quando pensamos que não estamos escolhendo, já estamos fazendo uma escolha.

Repense sobre o seu voto nulo. Encare a questão de frente. Jogue com vontade. É um xadrez, eu sei. A gente precisa exercitar um pouco mais a mente. Você verá, ao final de cada partida, que valeu mais a pena ter participado das escolhas.

 O maior castigo para quem não gosta de política é ser governado pelos que gostam.” Arnold Toynbee, historiador inglês (1889/1975)

Juntos somos fortes!